domingo, 19 de setembro de 2010

Do medo e das sombras


«Posso ter dito algures ao longo desta crónica que sou demasiado imaginativo para ser um homem verdadeiramente corajoso, mas que tenho um medo avassalador de parecer que tenho medo. Foi esta força que me fez ir para a frente. Simplesmente, não podia voltar para trás sem ter feito nada. Mesmo que os meus companheiros não tivessem dado pela minha falta e nunca viessem a saber da minha fraqueza, ficaria sempre na alma com uma intolerável vergonha por mim próprio. E, no entanto, arrepiei-me com a situação em que me vi e teria dado tudo o que possuía naquele momento para me ver honrosamente livre de tudo aquilo.
(...) Foi um passeio tenebroso que nunca esquecerei enquanto tiver memória. Deslizei por entre as sombras, junto à orla das clareiras banhadas pelo luar. Na selva, avançava cautelosamente, parando frequentemente, com o coração a bater descompassadamente quando ouvia ramos a partirem-se à passagem de algum animal selvagem. De vez em quando, apareciam grandes sombras por instantes, para logo desaparecerem - grandes sombras silenciosas, que pareciam mover-se sobre patas silenciosas. Quantas vezes parei com a intenção de regressar e, contudo, de cada vez o meu orgulho vencia o medo e forçava-me a avançar até atingir o meu objectivo.»
E.D. Malone em O Mundo Perdido, Sir Arthur Conan Doyle




Imagem: pesquisa do Google

2 comentários:

Manuela Freitas disse...

Olá querida Ana Paula,
Muito interessante e muito bem escrito! Eu penso que o medo pode ser um desafio para avançar, nas pequenas coisas da minha vida isso já tem acontecido. Obviamente que longe das florestas densas e tenebrosas!...
Tenho vindo a ouvir, num blogue e noutro a sua música, é uma seleccionadora primorosa de boa música.
Beijinhos e boa semana,
Manuela

Ana Paula Sena disse...

Manuela, muito obrigada por ir conhecendo e partilhando comigo a música que vou percorrendo por aqui.

"O Mundo Perdido" é um livro da juventude, um dos que vale bem a pena recordar.

O medo é importante na nossa vida. Mas, sobre ele, muito haveria que dizer...

Um beijinho