sábado, 12 de junho de 2010

Psycho

É a mente de um psicopata idêntica a outra mente qualquer? Podemos identificar características específicas do cérebro de um psicopata? Qual a origem da psicopatia: influência do meio ou bases genéticas?
Robert Hare é professor na Universidade de British Columbia e durante muitos anos investigou os psicopatas. Foi o criador da prova PCL-R, que actualmente é utilizada pela maioria dos investigadores e médicos para diagnosticar uma psicopatia.







«[o cérebro de um psicopata] não me parece que seja diferente relativamente à estrutura, que é a mesma. Dito de outro modo, a estrutura do seu cérebro parece a mesma que a das pessoas normais, o que é diferente é o seu funcionamento. Nos últimos anos, tem sido possível analisar as partes do cérebro que estão activas quando as pessoas processam certas tarefas ou uma determinada informação. Uma das descobertas mais significativas é que, quando um psicopata tenta analisar algo que contém uma carga emocional, como fotografias ou palavras, as partes do seu cérebro que se activam não são as mesmas que aquelas que são activadas na grande maioria das pessoas.» 

«Dois exemplos que reflectem as características dos psicopatas são as personagens do Doutor Spock e do Data, da série Star Trek, que dizem que algo que desperta emoções é interessante ou muito interessante. Por outras palavras, os psicopatas analisam as coisas linguisticamente, e não emocionalmente.»

«Trata-se, exclusivamente, de um problema genético? Não. É exclusivamente um problema do meio? Também não. Tem de haver uma interacção da genética e do meio. Porém, o papel que esses dois elementos desempenham e o modo como se distribuem ainda estão por explicar.»


«O PCLR é uma ferramenta que eu criei com o objectivo de que a psicopatia pudesse ser identificada tão objectivamente quanto possível. No início, era apenas um instrumento de investigação, nunca imaginei que seria utilizado no âmbito da justiça criminal, nem tão-pouco para determinar quem é que sairia mais cedo da prisão e quem receberia tratamento.»


Robert Hare in Frente a Frente com a Vida, a Mente e o Universo - Eduardo Punset



Sem comentários: