domingo, 9 de maio de 2010

Perigos incontornáveis


«Nesse dia, em especial, fui rigorosamente repreendida. "A obstinação de todo o meu sexo", parece, estava concentrada em mim; eu tinha um orgueil du diable. Eu receava fracassar, com certeza! E que importava se eu fracassasse ou não? Quem era eu, para que não pudesse fracassar, como outras que me eram superiores? Até me faria bem. Ele queria ver-me derrotada (isso sabia eu bem) e parou um minuto para tomar fôlego.
Quereria eu falar agora e mostrar-me tratável?
Eu nunca seria tratável sobre este assunto, nem por decreto. Antes queria pagar uma multa, ou ser presa, do que ser obrigada a escrever para dar espectáculo, empoleirada num estrado.
E poderiam motivos mais brandos convencer-me? Cederia em nome da amizade?
Não cederia um milímetro, nem a grossura de um cabelo. Nenhuma amizade do mundo tinha o direito de exigir semelhante concessão. Nenhum amigo verdadeiro me apoquentaria assim. (...)
in Charlotte Brontë, Villette







Imagem: pesquisa do Google

Sem comentários: