terça-feira, 28 de agosto de 2007

Conan Doyle e outras histórias...

Sir Arthur Conan Doyle é, antes de mais, conhecido por ter sido o criador de Sherlock Holmes. No entanto, este escritor que considero brilhante, escreveu muitos outros textos. Todos eles são, a meu ver, de grande interesse e de enorme valor do ponto de vista artístico e inclusivamente histórico e científico. Será preciso não esquecer que Conan Doyle foi médico e, enquanto tal, um homem de ciência. Este facto não o impediu, apesar de marcante no seu percurso literário, de dar toda a atenção a perspectivas provenientes de muitos outros quadrantes, perante o mundo e a vida.
Para além de ter dedicado uma parte considerável do seu talento literário à construção de narrativas do tipo romance histórico, na fase mais tardia da sua vida, escreveu, por exemplo, textos acerca do espiritismo. Interessou-se, portanto, pelo domínio da espiritualidade.



Este blog tem como tema inspirador a figura de Sherlock Holmes, mas seria uma tremenda injustiça não assumir igualmente como núcleo central do seu desenvolvimento, a figura de Sir Arthur Conan Doyle. Na verdade, o criador deve estar ao mesmo nível, no mínimo, da sua criação. Isto, na medida em que Sherlock Holmes é daqueles casos em que pode dizer-se que a obra chega a transcender o artista.
No entanto, pessoalmente, considero que o nome de Conan Doyle terá ficado demasiado obscurecido pelo do detective ao qual deu vida. Ou seja, considero Doyle um dos escritores e um dos seres humanos mais interessantes de todos os tempos. Para isto contribuem quer a sua vida, quer a sua obra. A descobrir e a "explorar"...

Relativamente à sua criação literária mais célebre, ela teve início em 1887 com «Um Estudo em Vermelho». Foi então que Sherlock Holmes e o seu grande amigo Dr. Watson (médico, tal como Doyle), fizeram a sua brilhante aparição no mundo daqueles que passaram a ser os seus leitores assíduos e fiéis. Até hoje...
De acordo com a autobiografia de Conan Doyle, a figura de Sherlock Holmes terá sido inspirada no Dr. Joseph Bell, brilhante médico cirurgião e seu professor na Universidade de Edimburgo. A influência desta figura de carne e osso foi notoriamente marcante, não só em Doyle, mas igualmente em Robert Louis Stevenson («Dr. Jekyll and Mr. Hyde») e James M. Barrie («Peter Pan»).

(Imagens: Ilustração de George Sellas e imagem retirada daqui )