segunda-feira, 30 de julho de 2007

"Strand"

Os nomes de Arthur Conan Doyle e de Sherlock Holmes estiveram sempre ligados, no passado tal como hoje, à revista "Strand". As Aventuras e Memórias de Sherlock Holmes elevaram em flecha a tiragem desta revista, durante dois anos e meio. Quando Conan Doyle se sentiu cansado da personagem que tinha criado com tanto sucesso, decidiu finalmente matá-la, atirando-a para o fundo da catarata de Reichenbach. Mais tarde, acabou por "ressuscitá-la". O desaparecimento de Sherlock Holmes foi uma verdadeira e imensa decepção para os leitores assíduos do "Strand".
Este magazine, cujo fundador foi George Newnes em 1890, divulgou nas suas páginas, com estrondoso sucesso, os 24 contos das Aventuras, de Julho de 1891 a Junho de 1892, assim como as Memórias, de Dezembro de 1892 a Dezembro de 1893.



O famoso magazine publicou as histórias cheias de mistério e de suspense criadas por Arthur Conan Doyle, sendo quase todas ilustradas pelo igualmente famoso Sidney Paget. Inclusivamente chegou a ilustrar outras histórias suas, sem terem como herói o extraordinário detective tão do agrado do público do "Strand".
Esta revista inglesa foi fundada sob o slogan "uma revista mensal de seis pence mas que vale um xelim". Na época, ela era uma revista mais barata do que as outras revistas mensais. Custava cerca de metade do preço.
Conan Doyle pode ser considerado o mais importante autor da história da revista. De 1891 até 1930, quase todas as suas edições tinham um conto ou um artigo do brilhante escritor. 1930 é o ano da morte de Conan Doyle.

O "Strand Magazine" foi forçado a parar a sua produção em 1950, após as dificuldades financeiras que resultaram da Segunda Guerra Mundial. Cerca de meio século mais tarde, em 1998, a revista volta a ser publicada, renascendo com a apresentação de autores conhecidos mas também de outros pouco conhecidos.